Já pensou em reciclar seus livros?
- Branca Andrade
- 10 de set. de 2025
- 2 min de leitura

Como leitora voraz e idealizadora de duas bibliotecas construídas exclusivamente com doações de livros usados — uma em Vargem Grande e outra em Sepetiba, ambas na Zona Oeste do Rio de Janeiro — me deparei com um grande desafio. Após a triagem dos livros, tanto da minha biblioteca pessoal quanto das bibliotecas comunitárias — a primeira já finalizada com mais de 1.200 exemplares — vários títulos não se encaixavam no perfil das instalações ou simplesmente não fazia mais sentido mantê-los em casa. E aí, o que fazer?
O fato é que, quando dizemos que aceitamos doações de livros para projetos, muitas pessoas aproveitam para “desovar” o que está parado, juntando poeira e ocupando espaço. Aproveito aqui para um adendo: doar qualquer objeto quebrado, sujo ou rasgado não é caridade. Caridade é doar aquilo que gostaríamos de receber. Para quem não se importa em doar com generosidade, colocar livros avariados em uma sacola pode parecer libertador. Já para os projetos que recebem, é um problemão! Muitos exemplares chegam bastante danificados, rabiscados, com mofo ou são apostilas e livros didáticos que, em determinadas bibliotecas, não têm utilidade (vale sempre consultar o tipo de título que cada instituição aceita). Assim, aquilo que já seria um descarte na casa das pessoas acaba ocupando espaço nas bibliotecas.
Foi por isso que resolvi escrever esta matéria: qualquer pessoa, antes de encaminhar livros para doação, pode fazer uma triagem e descartar corretamente, sem sequer sair de casa — e o melhor, de forma sustentável, ajudando o meio ambiente e gerando empregos. Quando me vi com exemplares sem uso no projeto da Biblioteca de Cura, em Vargem Grande, comecei a buscar soluções. A que me pareceu mais correta foi encaminhar os livros inutilizáveis para uma ONG que reciclasse, mas que também pudesse redirecionar títulos repetidos ou em bom estado para outras instituições. E eu encontrei!
Essa ONG fica no Rio de Janeiro e atende não só projetos sociais, mas também pessoas físicas. E aqui está o “pulo do gato” desta matéria: se você tem livros de sobra e não sabe o que fazer, seus problemas acabaram! Melhor ainda: você nem precisa levar, eles buscam em casa. Às vezes pode demorar um pouco por conta das rotas agendadas, mas eles chegam e levam tudo. O nome da ONG é Bem Reciclagem. Além do trabalho com livros, eles também reciclam papéis e fazem destruição segura de documentos, garantindo que dados pessoais não sejam usados de forma indevida.
A coleta de livros, documentos ou papéis pode ser agendada pelo site ou pelo WhatsApp (21 98385-0950). O serviço é gratuito. Quem doa, além de liberar espaço em casa, contribui para que livros em bom estado cheguem a escolas, instituições e ONGs, enquanto os inutilizáveis seguem para reciclagem. Aposto que, depois de ler esta matéria, você vai se animar a fazer aquela “limpa” nos livros acumulados em casa, não é?




Comentários